quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Transtusa, nada além do que meras palavras*

*Por Emily Raíssa, estudante da escola Tufi Dippe

Olhando o site da Transtusa é possível deparar-se com muitas citações que não estão dentro daquilo que a população almeja e merece.  Neste, há informações que mostram a precariedade e escassez na oferta do serviço de transporte público em Joinville.
Pode-se ler na página on line da empresa em questão que “a Transtusa opera nas zonas Norte, Oeste e leste de Joinville, atendendo diariamente cerca de 90 mil clientes. Ao todo 179 ônibus percorrem 111 linhas urbanas, com itinerários estudados para atender as necessidades dos clientes. A tarifa é de R$ 2,75 para comprar antecipada e R$ 3,10 para comprar dentro do ônibus”.
Dada esta informação, é impossível não achar vergonhoso terem apenas 179 ônibus para 90 mil clientes a serem transportados todos os dias.  Imaginem em horário de pico, o caos e o desconforto que os passageiros devem suportar. Pessoas voltando cansadas do trabalho, da escola obrigadas a ficar em pé e apertadas num ônibus lotado até chegar ao seu destino. Assim fica difícil, não acham?
Em outro trecho escrito no site da Transtusa pode-ser ler o seguinte: “Como parte do programa, a empresa adquire de 20 a 24 ônibus novos por ano, renovando constantemente a frota e garantindo conforto e segurança a seus clientes. Com isso, a idade máxima de um veículo é de 5 anos”. É inacreditável! Noventa mil pessoas andando em 179 ônibus, essas pessoas terão conforto? Terão segurança? Muitos passageiros são obrigados a ficar nos degraus dos ônibus correndo riscos de acidentes devido à super lotação. Não adianta falar que as pessoas fazem isso porque querem, fazem isso porque é necessário, nenhum chefe, nenhum professor aceitaria a desculpa de que “cheguei tarde porque fiquei esperando outro ônibus, pois os primeiros estavam cheios de mais”. Enfim, é urgente rever esses conceitos de conforto e segurança porque assim não dá!
                Ainda diz em seu site oficial a empresa prestadora do serviço em questão que “Como parte do programa de modernização do transporte coletivo de Joinville, em 2001 foi implantado um sistema de bilheteria automática, que possibilitou a integração do transporte coletivo, trazendo economia, rapidez e segurança ao cliente”, porém, o que eles querem dizer com “possibilitou economia para o cliente”, até onde se sabe a tarifa só vem aumentando desde 2001. O que se deduz é que esta economia tenha sido usufruída pela Transtusa que assim deixou de ter cobradores que cuidavam da parte dos bilhetes, e também agora com esses cartões recicláveis proporcionou uma grande economia para a empresa Passe Bus que assim, não precisa gastar tanto com passes de papel que eram usados e jogados fora.
É tempo de olhar com maior respeito à população de Joinville, e não só aos interesses de poucos!    

Um comentário:

  1. Parabéns, Emily - excelente texto!

    Encaminha pro Jornal ANotícia, na parte lá que dá direito ao leitor escrever...

    Beijinhos, Flávia Victória

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