terça-feira, 31 de janeiro de 2012

[Portal Joinville] todas as falas da audiência por transporte

Cobertura de  Felipe Silveira, do Portal Joinville

Pedido por mais audiências foi presente em quase todas as falas da audiência - Foto: Felipe Silveira
Plenário cheio e 44 pessoas inscritas para se manifestar marcaram a participação popular na primeira audiência pública do transporte coletivo de Joinville, que ocorreu na segunda-feira (30), na Câmara de Vereadores. Após uma apresentação do Ippuj sobre uma pesquisa de origem e destino realizada em 2010 com cerca de 3 mil pessoas, foi dado início às manifestações dos inscritos.
O pedido para mais audiências foi o ponto comum na maior parte das falas. A Frente de Luta pelo Transporte Coletivo solicitou formalmente a realização de 14 audiências públicas, uma para cada regional. Pedido que foi reforçado por cada um que se manifestou e faz parte de movimentos que a compõem, como o Movimento Passe Livre (MPL); o Centro de Direitos Humanos; o movimento Basta Corrupção; o movimento estudantil (universitários e secundaristas); o Partido Socialismo e Liberdade (Psol); e outras entidades e cidadãos. O pedido foi reforçado pelos representantes das associações de moradores e pela organização política ligada ao PT Esquerda Marxista.
A Frente também propôs a criação de uma empresa pública de transporte público, que, no primeiro momento, seria regulatória e contaria com prestação de serviços privados, e, gradativamente iria adquirir a própria frota. A entidade aponta a "lógica do lucro privado" como o principal problema do transporte coletivo municipal.
Para financiar a criação da empresa pública, a Frente propõe medidas como a taxação de impostos progressiva, que também iria combater a especulação imobiliária, e a utilização de espaço publicitário nos terminais e nos ônibus. Foram abordadas também questões referentes ao plano de mobilidade urbana; a integração do transporte coletivo com outros elementos, como a bicicleta e o carro.
Após a última fala, o presidente da Conurb, Francisco de Assis, que comandava a mesa, deu por encerrada a reunião, sem responder ou propor a votação sobre mais audiências. A atitude gerou protestos imediatos dos presentes, que aos gritos de protestos cobraram a resposta de Assis até o estacionamento, onde sentaram na frente do carro dele. A polícia apareceu e solicitou que os manifestantes não impedissem a passagem. Matéria que você vai conferir ainda hoje no PJ.
O Portal Joinville vai publicar todas as falas da audiência pública. Abaixo, as primeiras oito falas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário