Por Lucas Axt, membro da Frente de Luta pelo Transporte
Ontem, dia 02/01, a prefeitura divulgou uma notícia que, por si só, resume a política de mobilidade urbana dessa gestão inteira: trata-se do “IPTU Premiado”, promoção que irá sortear quatro carros zero Km para quem estiver em dia com o pagamento do IPTU de 2011. Pode parecer gratuito estabelecer uma relação direta entre a promoção da prefeitura e mobilidade urbana, mas esse ato ganha um significado simbólico muito forte na medida em que ilustra perfeitamente a política de desenvolvimento econômico do PT a nível nacional. Essa política baseada na indústria automobilística consiste em dar cada vez mais incentivos ao transporte individual (isenção de impostos, incentivos fiscais, etc.) ignorando totalmente as consequências nefastas para a mobilidade urbana.
Em Joinville as consequências dessa política são cada vez mais visíveis. Ano passado a cidade alcançou uma marca inédita em Santa Catarina. 300 mil veículos emplacados, ou seja, praticamente triplicou em menos de 15 anos, quando a frota era de aproximadamente 110 mil veículos. Se forem excetuados menores de 18 anos, isso significa quase um carro por habitante. Esses dados, somados a outros, como o fato de 60% dos atendimentos no pronto-socorro do Hospital São José serem de motociclistas envolvidos em acidentes de trânsito, mostram como uma cidade pensada para o transporte individual traz enormes prejuízos para a população.
Frente a essa realidade, o mínimo que se esperaria do poder publico na questão da mobilidade urbana seria o incentivo a outras formas de transporte, mais sustentáveis e democráticas, porém, o prefeito Carlito vai exatamente na contramão disso. Há algumas semanas, por exemplo, foi noticiado o novo projeto do governo Carlito, a criação da Escola Pública de Trânsito, que irá possibilitar a retirada da Carteira de Habilitação gratuitamente. O mais impressionante é que, segundo a prefeitura, a meta dessa medida é melhorar o trânsito de Joinville. A notícia beira o absurdo. Em tempos em que o trânsito de Joinville se torna cada vez mais caótico por causa dos carros, a prefeitura decide assumir o encargo de preparar os futuros motoristas de forma gratuita, enquanto o transporte coletivo, esse sim um serviço que deveria ser público pelos incontáveis benefícios que traria para a mobilidade urbana, e para a cidade como um todo, continua sendo controlado por empresas privadas, com ônibus lotados, e tarifas caras que aumentam todo ano e excluem cada vez mais usuários desse meio de transporte.
Talvez alguém devesse avisar ao prefeito algo que urbanistas, engenheiros, movimentos sociais, e qualquer pessoa que trafegue por Joinville já sabem há muito tempo: os automóveis ocupam mais espaço, poluem mais e provocam mais acidentes. Não é incentivando e investindo mais ainda no transporte individual que se resolverá os problemas de mobilidade urbana, mas sim investindo em um transporte coletivo de qualidade e verdadeiramente público.
Fontes:
http://www.clicrbs.com.br/
http://www.clicrbs.com.br/
http://www.clicrbs.com.br/
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