sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Gráfico do aumento da tarifa de ônibus*

(clique sobre a imagem para lê-la em detalhe)

A Frente de Luta pelo Transporte Pùblico elaborou um gráfico mostrando a evolução do aumento da tarifa de ônibus de 1996 até 2010.

O gráfico demonstra o óbvio, isto é, que a tarifa de ônibus teve um aumento muito superior ao da inflação. Enquanto a inflação no período foi de 162%, a tarifa aumentou 325%, portanto a tarifa aumentou o dobro mais um por cento acima da inflação (163%).

Boa parte das justificativas para se aumentar a tarifa é que o índice inflacionário deve ser recomposto. No entanto, se a tarifa seguisse de fato a inflação seu preço estaria em torno de R$1,57.

Se os salários – em tese – acompanham a inflação, a tarifa de ônibus a ultrapassa em muito, tornando-se um encargo significativo para as famílias brasileiras. Como já postado anteriormente neste blog, o transporte chega a consumir mais de 20% do orçamento dos brasileiros. Desse modo, se pratica uma tarifa antissocial, fazendo do transporte um artigo de luxo e excluindo milhões de pessoas desse serviço (segundo o IBGE, cerca de 37 milhões de pessoas são excluídas do transporte coletivo por não poderem pagar).

A Frente de Luta pelo Transporte Público não lança mão apenas de dados, apontamos também a causa do problema do transporte: o transporte estar sob poder da iniciativa privada, ser um objeto de lucro, um meio de enriquecimento de meia-dúzia de empresários e empobrecimento do grosso da população. É por isso que além de qualquer debate sobre uma tarifa maior ou menor, justa ou injusta, a Frente propõe a revisão completa do atual modelo tarifário e de gestão do transporte – por um transporte fora da iniciativa privada e com participação popular.

O índice utilizado para se medir a inflação é o INPC, que segundo o site do IPEA acompanha a evolução dos preços de “9 grupos: 1. Alimentação e bebidas; 2. Habitação; 3. Artigos de residência; 4. Vestuário; 5. Transportes; 6. Saúde e cuidados pessoais; 7. Despesas pessoais; 8. Educação, leitura e papelaria; 9. Comunicação”.


* Divulgue o gráfico à vontade, mas cite fonte (http://nozarcao.blogspot.com/) e autoria (Frente de Luta pelo Transporte Público).

Um comentário:

  1. Só reclamar não adianta, vamos exigir o PLEBISCITO JÁ.


    Se a gente quiser mudar realmente a situação também precisamos de voz ativa. Senão vamos ficar igual crianças, achando ruim porque o garçom não quer vender cerveja.


    Isso somente teremos se o próprio povo puder convocar o Plebiscito. O que só seria possível se colhermos assinaturas para que uma Iniciativa Popular mude a Lei.


    Se tivéssemos esse direito hoje, bastaria convocar um plebiscito na cidade, propondo que a prefeitura assuma as isenções de tarifas, entre outras medidas; ou que assuma todas as tarifas mesmo. Na próxima eleição, ou em alguns meses, o próprio povo aprovaria ou não a proposta.


    Vamos exigir nossos direitos, PLEBISCITO JÁ.


    Os americanos decidiram 160 projetos de Lei por plebiscito na última eleição deles, porque não fazemos o mesmo aqui? Se o movimento tiver um foco, ser mais objetivo, não se limitando exclusivamente a se colocar contra o aumento, terá muito mais força e adesão.


    Detalhes

    Já conseguimos aprovar várias INICIATIVAS POPULARES.



    A última foi o FICHA LIMPA.



    Quando chega no Congresso, uma iniciativa popular é uma verdadeira bomba, com manifestações no país inteiro em cada etapa que a Lei passa, até sua aprovação final.



    É uma vergonha, o Brasil é o único país do mundo onde tem plebiscito, e não é o povo que o convoca, mas sim o Congresso.




    Pra gente dar entrada, já temos os formulários fornecidos em Brasília. Inclusive estamos em contato com duas entidades que participaram do FICHA LIMPA.


    É só colher as assinaturas, isso dará um impulso gigantesco a todo o movimento, porque as pessoas vão ver aquela luz no fim do túnel. Elas perceberão que existe a possibilidade real de fazer valer a vontade popular, e se empenharão além dos protestos na rua, coletando assinaturas nas escolas, universidades, locais públicos, de trabalho, etc. Teremos milhares de comitês coletores de apoio à nossa iniciativa popular. Isso será apenas o começo, pra que possamos quebrar tantas outras catracas visíveis e invisíveis, que se espalham pelo país.



    Modelo de formulário do FICHA LIMPA, onde a gente teria que anotar os dados e coletar as assinaturas:


    http://www.scribd.com/doc/18276521/Formulario-de-Coleta-de-Assinatura-de-Ficha-Limpa





    Por favor, a gente queria saber a opinião de vcs, é muito importante. Temos gente que está disposta a dedicar alguns anos de vida neste projeto, que é de todos nós. Tenho certeza que será possível somar as forças da sociedade para conquistar esse avanço histórico em nossa democracia. Aguardo resposta.

    abçs

    ResponderExcluir