domingo, 15 de janeiro de 2012

próxima manifestação


Nosso próximo ato será no dia 18 de janeiro, quarta-feira, às 18h na Praça da Bandeira!

Convide seus amigos, familiares e conhecidos. Divulgue o cartaz nas redes sociais. Apenas mobilizados e organizados conseguiremos melhorias no transporte.

sábado, 14 de janeiro de 2012

repercussão da manifestação de 13 de janeiro

repercussão da manifestação e audiências sobre a licitação



Novo protesto contra aumento

Grupo se reuniu na praça da Bandeira e, depois, seguiu até a Prefeitura

O final da tarde de sexta-feira foi marcado por um novo protesto dos estudantes contra o aumento da tarifa do transporte coletivo. A manifestação começou por volta das 18 horas, na Praça da Bandeira. Depois, os jovens seguiram pela rua 9 de Março, rumo à Prefeitura. Foi o quinto protesto desde o início do ano.

O início da manifestação foi marcado por um momento de tensão entre manifestantes e Polícia Militar. De acordo com um dos estudantes, cerca de 40 policiais estavam na praça por volta das 18 horas, contra pouco mais de 20 manifestantes.

O comandante do 8º Batalhão da PM, Eduardo Luiz do Valles, chegou a ir até o local para conversar com os estudantes e evitar provocações. A manifestação transcorreu sem problemas.

De acordo com um dos organizadores, Hernandez Vival, membro da Frente de Luta pelo Transporte Público, a manifestação não é somente contra o valor da passagem, que ele considera abusivo, mas por um transporte de qualidade. “O que temos hoje é um transporte que não oferece conforto e que é modelo de fracasso. Há uma perda de passageiros todos os anos”, argumenta.

Outro questionamento dos estudantes é por mais audiências públicas para tratar da nova licitação do transporte coletivo de Joinville, agendada para o final de janeiro. “Achamos muito pouco tempo de debate. É algo que vai definir o futuro do transporte nas próximas décadas e merece atenção”, justifica.

O estudante também reclama do valor da passagem – que passou a ser R$ 2,75 (antecipada) e R$ 3,10 (embarcada). “Houve um aumento acima da inflação. Lutamos por um preço justo e também pela tarifa zero”, diz. Um novo protesto deve ocorrer na próxima semana.

A Prefeitura e as empresas concessionárias não se manifestaram ontem sobre o protesto.

karina.schovepper@an.com.br

KARINA SCHOVEPPER

Fonte: A Notícia.


Novo modelo de concessão em debate

As audiências públicas sobre a concessão do transporte coletivo de Joinville, marcadas para o dia 30 de janeiro e 27 de fevereiro, na Câmara de Vereadores, podem ser o primeiro passo para definir como será o modelo de licitação que a Prefeitura pretende lançar em abril deste ano.

Para a presidente da Fundação Ippuj, Roberta Noroschny Schiessl, é uma oportunidade para equilibrar os problemas de “oferta e demanda”, além de tirar a gestão do transporte coletivo das mãos das empresas concessionárias.

A primeira audiência, no dia 30 de janeiro, servirá para consultar a população e debater alternativas para o meio de transporte. No segundo encontro, dia 27 de fevereiro, Roberta Schiessl acredita que já será possível finalizar uma proposta para o transporte coletivo. “Se surgir a necessidade, podemos discutir a possibilidade de novas audiências, mas acho que as duas serão suficientes”, explica. Para a presidente do Ippuj, a participação da comunidade e de movimentos sociais devem colaborar com a audiência. “Já há grupos com propostas definidas”, diz.

Fonte: A Notícia.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

solidariedade em Joinville à luta contra o aumento em Vitória e Teresina

Grito em apoio à luta contra o aumento das tarifas de ônibus em Teresina e Vitória. Manifestação em Joinville, 13 de janeiro de 2012, organizada pela Frente de Luta pelo Transporte Público.

"Luta em Vitória, Luta em Teresina,
se em Joinville não baixar, a luta não termina"

músicas por um transporte público

Funk do Carlito

Dance Carlito, dance até o chão,
Aqui é o cidadão contra o aumento do busão,
A luta contra o aumento vai te atormentar,
Tire as catracas senão vamos pular!
Carlito, sai daqui com seu busão,
Vamos mudar o transporte com a mobilização (bis)

Bonde dos Catraqueiros

ôôôôôôô,
Abaixa o preço,
Demoro formar,
O Bonde dos Catraqueiros!

Chega de Tarifa

Chega de tarifa,
E de político babaca,
A gente tá lutando,
Por uma vida sem catracas!

Se

Se a tarifa não baixar,
Olé, olé, olá,
A cidade vai parar

Eu vou

Eu vou, eu vou pra rua eu vou,
Barrar o aumento eu vou,
E ninguém vai me segurar:
Nem Gidion,
Nem a Transtusa,
E o Carlito vai pra primeiro de abril!

Transporte Público

Não pago, não pagaria,
Transporte público não é mercadoria!

Boi

Boi, boi, boi,
Boi da cara preta,
se não abaixar a tarifa a gente pula a roleta!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

ato nessa sexta!


Nosso próximo ato será no dia 13 de janeiro, sexta-feira, às 18h na Praça da Bandeira!

Convide seus amigos, familiares e conhecidos. Divulgue o cartaz nas redes sociais. Apenas mobilizados e organizados conseguiremos melhorias no transporte.

repercussão da manifestação de 11 de janeiro