terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Vídeo da panfletagem do dia 23/12

A Frente de Luta pelo Transporte Público panfletou no centro da cidade nos dias 22 e 23 de dezembro alertando sobre a possibilidade de aumento da tarifa. Confira o vídeo:


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ato contra aumento na tarifa!

Frente de Luta pelo Transporte Público convoca um ato contra o aumento na tarifa de ônibus, para o dia 06 de Janeiro.

Mudar o transporte e barra o aumento, só depende de nós!

Ajude a chamar pessoas para lutar contra essa injustiça, juntos somos mais fortes!


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Por um transporte público de verdade

A Frente de Luta pelo Transporte Público vêm por meio dessa se posicionar contrariamente a todo e qualquer aumento, possível ou efetivo, na tarifa de ônibus.

As atuais empresas pediram por um aumento de tarifa que a eleve para R$2,88 fundadas em uma perícia de Instituto que hoje sofre duas ações civis públicas sob a acusação de fraude nas planilhas.

A prefeitura, por sua vez, já sinalizou um aumento que fique por volta de R$2,55 a R$2,70. A demagogia eleitoreira de abril de 2009, quando a prefeitura recusou o aumento da tarifa, mostra suas limitações.

O atual pedido de aumento da tarifa é insustentável. Primeiro por razões políticas, pois não há debate, conversa, diálogo em nada que diga respeito ao transporte de Joinville. A “Joinville de toda sua gente” é, na verdade, de pouquíssima gente, cuja preferência é dada a empresários endinheirados do setor de mobilidade.

Em segundo lugar por razões sociais. Já está amplamente demonstrado que o transporte é um dos principais custos das famílias brasileiras (segundo o IBGE, é o terceiro custo, dependendo do número de filhos chega a ser o segundo), além de que os altos preços das tarifas impossibilitam cerca de 37 milhões de pessoas de acessarem o serviço, pelo simples fato de não possuírem dinheiro para pegar ônibus.

Em terceiro lugar, mesmo o menor número apontado pela prefeitura (R$2,55) supera a inflação do período (os últimos 20 meses, que sequer chega a 10% de inflação). E mais ainda: na série histórica inteira (de 96 até hoje) que relaciona tarifa e inflação, se uma se guiasse pela outra, o argumento seria ainda mais falso. A tarifa de ônibus aumentou cerca de 138% a mais que a inflação. Se a tarifa, de fato e sem enrolação, tivesse seu aumento vinculado à inflação custaria hoje aproximadamente R$1,55.

No entanto, mais grave que todos os argumentos acima é que a própria possibilidade de aumento demonstra que o transporte em Joinville não passa de um negócio, um business, um meio de extrair o salário dos trabalhadores para os bolsos dos chefes da Gidion/Transtusa. Um roubo institucionalizado. É por essa razão que nós da Frente de Luta pelo Transporte Pública lançamos a campanha R$2,30 já é roubo. Não importa quanto aumente, se é que aumente a tarifa, nossa luta é para modificar toda a lógica do transporte, transforma-lo do modelo privado para um modelo público, no qual as decisões não sejam tomadas por empresários, técnicos do IPPUJ e por burocratas da prefeitura.

Frente de Luta pelo Transporte Público, 21 de dezembro de 2010

Panfletagem Contra o Aumento!

Na Quarta (22) e quinta (23), a partir das 18 horas, a Frente de Luta Pelo Transporte Público se concentrará na praça da bandeira para panfletar contra o aumento das passagens.

Além de alertar a população das manobras das empresas de ônibus junto com a prefeitura, estaremos convocando um ato contra o aumento no dia 06 de Janeiro de 2011.

Quem quiser ajudar a Frente na panlfetagem, é só aparecer!




















(Panfleto)


Imprima o panlfeto e distribua em seu bairro e trabalho. (Download do panleto para impressão)

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Campanha nas redes sociais

A Frente de Luta pelo Transporte Público, inicia a campanha "R$2,30 já é ROUBO!".


Você pode ajudar divulgando a campanha nas redes sociais. Troque sua foto do perfil e atualize no seu álbum de fotos, com a imagem da campanha.

Fiquem atentos, logo mais atividades serão feitas!

























(Imagem da campanha - orkut/facebook)



























(Imagem da campanha - twitter)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

3º Seminário CANCELADO


















Por problemas com o local que seria realizado o seminário, ele infelizmente esta sendo cancelado.

Pedimos desculpas a todos.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010