Nós,
da Frente de Luta pelo Transporte Público, expressamos nossa
contrariedade à aprovação da LOT (Lei de Ordenamento Territorial).
O Sr. Udo Dohler, recém-eleito novo prefeito da cidade, vem
prometendo “governar
para os bairros”.
Porém, mesmo antes de assumir o seu cargo como Prefeito, já vem
demostrando que será o porta-voz dos interesses de um pequeno grupo
privilegiado. Sua insistência
em aprovar a nova LOT ainda esse ano, sem que a lei passe pelo
debate dentro do conselho da Cidade, é prova disso. A lei
servirá apenas para a lógica dos grandes especuladores
imobiliários, e não servirá
para garantir qualidade de vida para a população pobre e das
periferias de Joinville.
Soa-nos
estranho que justamente agora que é apresentada uma lei sobre IPTU
Progressivo, abrindo assim a possibilidade
de combater a especulação imobiliária, os poderosos dessa cidade
se mobilizam para aprovar a LOT, que permitirá
a construção
de prédios de 18 e até 24 andares em
determinadas regiões da cidade,
aumentando assim os valores de venda desses terrenos. Vale ainda
lembrar que terrenos vazios não cumprem função social
para sociedade,
apenas servem como uma reserva de dinheiro para especuladores.
Também é importante destacar que na grande maioria da cidade será
permitida a construção de obras sem Estudo
de Impacto na Vizinhança,
ou seja, poderão construir sem verificar se o local possui escola
ou mesmo vias públicas suficientes para evitar congestionamentos.
A
nova LOT deve piorar o caótico trânsito da cidade, pois
permitirá um super
condensamento
populacional,
sem prever como essas pessoas
sairão de seus apartamentos para seus locais de trabalho. O
já sufocado
centro da cidade sofrerá um drástico aumento de habitantes, e a
julgar pelos valores altos desses imóveis, podemos prever que virão
com mais de um automóvel, o que problematizará ainda mais a vida
de quem
tende passar por ali, mesmo que de ônibus ou bicicleta.
A
Frente de Luta pelo Transporte Público julga inconcebível
que se aprove a nova LOT sem que seja elaborado Plano
de Transporte Urbano Integrado,
que é obrigatório em cidade com mais de 500 mil habitantes¹. Isso
seria o mínimo necessário para
que possamos pensar uma cidade com qualidade de vida para a população
que aqui vive. Porém, não é isso que certo grupo de
especuladores/empresários demonstra como prioridade. Mesmo antes de
assumida a prefeitura, o futuro governante evidencia para quem
governará a cidade: para seus comparsas de classe, para os ricos e
economicamente poderosos dessa cidade.
Notas:
[1]
PlanMob – Construindo cidades sustentáveis, p.
33. http://www.cidades.gov.br/images/stories/ArquivosSEMOB/Biblioteca/LivroPlanoMobilidade.pdf
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