sábado, 30 de outubro de 2010

O Impasse invade a cidade

Documentário é exibido em Joinville e chama atenção para o sistema de transporte coletivo da cidade.

Cadeiras ocupadas e olhares atentos às cenas exibidas no telão. Desta vez, ao invés das mobilizações nas ruas e dos seminários sobre transporte coletivo , a Frente de Luta Pelo Transporte Público de Joinville, no último dia 23, exibiu o documentário Impasse no anfiteatro do Ielusc. Instigados pelo debate, cerca de 50 pessoas estiveram presentes e, após a exibição, participaram do debate sobre o assunto. Tamanho foi o interesse, que o evento terminou mais de três horas e meia após o início.












Produzido pelos jornalistas Fernando Evangelista e Juliana Kroeger, o documentário Impasse discute o transporte coletivo e relata as manifestações da Frente de Luta pelo Transporte Público de Florianópolis que ocorreram na capital catarinense. Manifestações que incluem desde passeatas, protestos e declarações; a socos, chutes e outras agressões policiais sobre os manifestantes e cidadãos.

Após a exibição, foi realizado uma conversa com o casal produtor do documentário e com a militante Carol Cruz, do Movimento Passe Livre de Florianópolis. Foram discutidos diversos temas, entre eles o surgimento e propostas do MPL e o sistema de transporte urbano da cidade.

Dia Nacional pelo Passe Livre












Em comemoração ao Dia Nacional pelo Passe Livre (26 de outubro), militantes da luta pelo transporte público fizeram a reapresentação do documentário Impasse na Praça da Bandeira, em frente ao terminal urbano de Joinville.












Desta vez as faixas e as passeatas foram substituídas por um ato de reflexão, exibindo o documentário que trata justamente da realidade enfrentada pelos militantes e da própria população: ônibus lotados, linhas reduzidas e horários atrasados, acrescidos a uma tarifa de valor alto e dependente de uma assombração: a “licitação”. Restam poucos dias para os usuários decidirem se querem continuar (in) satisfeitos com o modelo aplicado na cidade. E a única maneira de participar da decisão é nas ruas e lutando pelos seus direitos. Por um transporte público, gratuito e de qualidade.

Um comentário: