quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Vitória da população: Aumento da passagem é barrado em Belém

Na manhã dessa quarta-feira, 23/02, os trabalhadores e a juventude e movimento popular belenenses obtiveram uma grande vitória na luta em defesa do transporte público de qualidade. Pela primeira vez a prefeitura não consegue aplicar junto com o Sindicato das Empresas de Transportes de Belém ($ETRAN$BEL) o aumento no valor da tarifa de ônibus na região metropolitana. Esse ano a proposta dos empresários era que o valor da passagem subisse dos atuais R$ 1,85 para R$ 2,15, um aumento de 16%.

O movimento estudantil da capital paraense vem protagonizando desde o início do ano um conjunto de ações e mobilizações contra esse ataque. Foram feitas diversas colagens de cartazes pelo centro da cidade, feitas também panfletagens e agitações em pontos de grande circulação com o objetivo de dialogar com a população sobre a gravidade do aumento para o bolso dos trabalhadores e da falta de qualidade do transporte coletivo na cidade. No dia 03/02 foi realizado o primeiro ato de rua, onde o resultado do mesmo foi a garantia por parte da prefeitura da realização de audiência pública no dia 23/02.

Apesar da prefeitura ter confirmado presença no dia anterior quando os manifestantes chegaram na audiência o local não estava disponível para que houvesse a mesma. A prefeitura tentou de todas as formas fazer com que ela não ocorresse, alegando não ter a planilha de custos dos empresários e pedindo para remarcar. Os presentes não aceitaram a falta de respeito do prefeito Duciomar Costa e organizaram passeata percorrendo o centro de Belém. Estudantes da UNAMA, de cursinhos, sindicalistas de várias entidades e movimentos populares marcharam até a sede da mesma. Depois de longa reunião ficou acordado pela administração do município que não haverá aumento da passagem de ônibus até a conclusão dos estudos que estão sendo feitos pela Companhia de Transportes de Belém (CTBEL) e que no dia 29/04, haverá audiência pública para se debater a situação do transporte e da tarifa de ônibus.

Essa é uma grande vitória de toda a população contra esse ataque dos empresários de ônibus. O Coletivo Estudantil Vamos à Luta tem sido protagonista desse processo em Belém junto com o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (SINTSEP-PA), o Sindicato dos Rodoviários de Ananindeua e Marituba (SINTRAM) e com o DCE UNAMA. Recentemente construímos um fórum conjunto com outras entidades para fortalecer essa mobilização. A vitória é parcial é preciso que haja muita mobilização até a nova audiência no dia 29/04. Entretanto é um fato inédito que a $ETRAN$BEL junto com a prefeitura não tenham conseguido aumentar a passagem. A CTBEL nunca fez um estudo sobre a situação do transporte. Isso só se deu porque houve mobilização. Parabéns a todos que participaram dessa luta até aqui. Agora é seguir mobilizado, para não deixar que haja nenhum aumento esse ano. Vamos à Luta!

Fonte: Coletivo Estudantil Vamos à luta.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Nota da Frente de Luta pelo Transporte Público

Mobilizada desde o final ano passado, a Frente de Luta pelo Transporte Público organizou três manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus. A primeira, na qual compareceram 170 pessoas, ocorreu no dia 6 de janeiro, um dia depois do aumento de 10,87% da tarifa entrar em vigor. A segunda, com 120 pessoas, foi realizada no dia 11 de janeiro. A última aconteceu no dia 19 de janeiro, às 10h, reunindo cerca de 50 pessoas em um horário em que muita gente está trabalhando.

Em que pese a franca tentativa do poder público – cujos interesses estão intimamente ligados às empresas Gidion/Transtusa – de reeditar a tática do ex-prefeito Marco Antônio Tebaldi, de aumentar a tarifa no final ano, a fim de desmobilizar a população, a Frente mostrou que os joinvilenses não engoliriam calados esse aumento. Com três mobilizações, conseguimos demonstrar que o aumento da tarifa não é consenso na cidade de Joinville e consolidamos o debate por um novo modelo de transporte.

Nas lutas contra o aumento promovidas no ano de 2011, a Frente de Luta pelo Transporte Público apresentou uma proposta alternativa ao modelo privado de transporte. Testado historicamente em São Paulo durante 1992 e em Hasselt (cidade no nordeste da Bélgica), a proposta de Tarifa Zero nos transportes consiste em que a tarifa seja subsidiada por grandes empresários, comerciantes e bancos, tirando, da população, o peso de mais uma tarifa.

A proposta de implantar o Tarifa Zero em Joinville é fruto de debates realizados durante o ano de 2010. Dois seminários sobre mobilidade urbana aconteceram – um na Univille e outro no Ielusc – e contaram com a participação de arquitetos, militantes dos movimentos sociais, IPPUJ e também de Lúcio Gregori, o idealizador do projeto Tarifa Zero. As lutas contra o aumento da tarifa são o desdobramento de nossa discussão sobre um transporte verdadeiramente público.

As manifestações do início de 2011 foram apenas um momento da nossa luta geral em torno do transporte. Foram, na verdade, um prelúdio para a campanha Tarifa Zero que iniciamos este ano. Não iremos parar até haver em Joinville um transporte verdadeiramente público, que não seja objeto de lucro para famílias tradicionais da cidade, que sirva à locomoção e não ao lucro. Um transporte assim só é possível com tarifa zero e essa é a nossa luta.


Frente de Luta pelo Transporte Público, 8 de fevereiro de 2011

Reajustes no ônibus e escolas afetam inflação de janeiro

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE) constatou que os itens educação e transporte foram os principais responsáveis pelo aumento do Índice do Custo de Vida (ICV) em janeiro. O transporte, em razão do aumento das tarifas do transporte coletivo por todo o Brasil, contribuiu com 3,09%.

Clique aqui e confira o estudo completo.